Homenageados

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável
Estudo da utilização de borracha reciclada de pneus em concreto

Estudo da utilização de borracha reciclada de pneus em concreto

  • Integrantes:

    Tiago Arent Longo
    Orientador: Fernando Pelisser
    Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Resumo do Projeto

O principal objetivo deste estudo foi a investigação do potencial de utilização da borracha reciclada de pneus em matrizes de cimento, possibilitando o desenvolvimento de concreto de menor impacto ambiental e contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável da Construção Civil.

Neste trabalho foram produzidos concretos com a substituição de 10% da areia por agregado reciclado de pneus, utilizando-se borracha convencional e, posteriormente, borracha modificada, com um tratamento químico e adição de microssílica, a fim de melhorar o comportamento mecânico.

Como variáveis complementares, utilizaram-se a relação água/cimento (ou traço) e a idade de ensaios. A caracterização do concreto foi realizada mediante ensaios de resistência à compressão, módulo de elasticidade, massa específica e microscopia eletrônica de varredura.

A borracha de pneu reciclada mostrou-se um excelente agregado para a utilização no concreto. Observou-se que a sua resistência à compressão apresentou uma redução, em média, da ordem de 14% (28 dias), se comparado à do concreto convencional, atingindo 48MPa para a mistura de maior resistência.

Os concretos produzidos mostraram-se mais leves e, por meio da análise da morfologia da microestrutura, foi observada redução da interface entre a borracha e a matriz de cimento após o tratamento químico. Esse tipo de material contribui para o desenvolvimento sustentável da construção, utilizando um resíduo industrial que minimiza o consumo de recursos naturais e produz um material com características técnicas diferenciadas.