Homenageados

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável
Aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas residuárias em edificações urbanas

Aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas residuárias em edificações urbanas

  • Integrantes:

    Fernanda Demétrio de Sousa
    Janaína Pereira Guimarães
    Orientador: Carlos Spartacus da Silva Oliveira
    Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP

Resumo do Projeto

O presente trabalho tem como foco principal o desenvolvimento sustentável aplicado em edificações urbanas, visando à economia de água potável e à redução na geração de efluentes. Diante disso, escolheu-se um projeto residencial com área útil de 43m², o qual é considerado “casa popular”. Assim, pôde-se mostrar que os órgãos públicos podem ter influência na conscientização e na aplicação de atividades com o objetivo da preservação do meio ambiente em conjunto com o desenvolvimento econômico.

Primeiramente, foi analisou o sistema de reuso das águas residuárias do chuveiro para reutilização nas descargas dos vasos sanitários, no qual se concluiu que o volume gerado do banho representa, aproximadamente, o mesmo gasto nas descargas. Assim, foi proposto um sistema fechado composto por: chuveiro, ralo do boxe, reservatório fechado, bomba manual, caixa acoplada e vaso sanitário.

Consequentemente, não haverá gasto com água potável nem com energia elétrica. Já no sistema de aproveitamento de águas pluviais, quantificamos a precipitação pluviométrica e a área de captação para estimarmos a quantidade que pode ser reservada.

Concluímos que é possível armazenar boa quantidade de água pluvial para utilização em todos os pontos de consumo da residência. Considerando que a localização do estudo não tem problemas com chuva ácida nem com outros tipos de poluição que venham a influenciar a qualidade da água pluvial, o reservatório superior poderá ser abastecido tanto pelo reservatório inferior como pela água potável da rede de abastecimento.

Em seguida, foi calculada a potência das bombas a serem utilizadas no reservatório inferior, com a finalidade de destinar a água pluvial captada para o reservatório superior.